Babosa – GLOBO RURAL

A produção dessa planta de uso cosmético é baixa, o que obriga empresas a importá-la

Texto João Mathias
Consultor Pedro Melillo de Magalhães*

O cheiro forte que a babosa exala pode afastar os mais sensíveis. Mas a planta contém excelentes propriedades indicadas para o tratamento estético, além de constituir-se em um medicamento sem igual para aliviar problemas na pele, como acnes e queimaduras. Planta com função fitoterápica, a babosa conta com mais de 300 espécies, mas a aloe vera é a que possui maior valor comercial entre todas.

Reidratante e calmante, o gel viscoso dessa espécie ajuda a eliminar a dor quando aplicado sobre a queimadura. Porém, o produto não pode ser misturado ao látex, que causa irritações na pele.

Atualmente, sobressai a presença de babosa importada no mercado brasileiro. A produção nacional ainda está aquém da demanda, apesar de a atividade ser um bom negócio.

Da babosa é possível obter diversos produtos de uso cosmético e medicinal, pois ela é um ótimo bactericida, cicatrizante e tem capacidade para reidratar os cabelos e a pele. Mas a planta, que permanece mais de dez anos em produção, também é cultivada para fins ornamentais. As flores amarelas, que nascem de um longo pedúnculo que surge no centro das folhas grossas, embelezam jardins e áreas abertas.

De origem africana, a babosa pertence à família das Liliáceas e é parecida com o cacto. Também é chamada de caraguatá, erva babosa e aloés. Quando adulta, produz de 15 a 30 folhas por ano. Elas são carnosas, firmes e quebradiças, com um líquido viscoso e macio. Na ponta, contam com bordas cheias de espinhos. É preciso ter cuidado para não se cortar.

As folhas maduras medem de 20 a 50 centímetros de comprimento, oito centímetros de largura e 3,5 centímetros de grossura, com peso que varia de 600 a 700 gramas. No primeiro ano, a plantação pode render até 100 quilos por hectare, e chegar a 400 quilos no quinto ou sexto ano. Nesse período, no entanto, há relatos de produtividade de até uma tonelada por hectare

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: